Dominio: missaopoliglota.com.br
Chave: ce01ce45861222d5ba53fe1a151712ce36e8c1bc
Hora do cache: 1503488730
Vida do cache: 1503531930
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 86c1f9f890b64907d5b495a17d81907d68a4a5fb
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Livro digital gratuito

Baixe o e-book gratuito "5 estratégias infalíveis para aprender qualquer idioma". Basta inserir seu nome e e-mail.

Artigos

5 estratégias para melhorar a sua memória e aprender mais palavras

Você já ficou travado alguma vez por não conseguir se lembrar de uma determinada palavra ou expressão? Veja 5 estratégias que podem ajudar a melhorar sua memória.

memoria

É… Não tem para onde fugir, aprender um novo idioma requer um bom trabalho com a memória: são muitas palavras e expressões novas para se aprender e nem sempre temos tanta paciência de repetí-las à exaustão. Aliás, nem precisamos fazer isso. O ideal é conhecer alguns truques que podem nos ajudar a memorizar melhor o que precisamos. Aqui vão 5 estratégias para melhorar a sua memória:

1. Criar um ambiente adequado

É preciso, como dizem os especialistas, higienizar o ambiente, ou seja, diminuir as distrações e aumentar os fatores que favoreçam a concentração.

Tudo começa em seu ambiente de estudo. É preciso, como dizem os especialistas, higienizar o ambiente, ou seja, diminuir as distrações e aumentar os fatores que favoreçam a concentração: música de fundo (clássica, de preferência), clima agradável, cadeira e mesa adequadas, etc. A concentração e o conforto são fundamentais para uma boa memória.

2. Fazer uma coisa de cada vez

Nossa tendência a fazer mais de uma coisa por vez é a maneira que encontramos de lidar com a quantidade de afazeres e de informações com a qual temos que lidar em nosso dia a dia. O problema é que essa falta de foco dificulta a aprendizagem e prejudica muito a memória. Além disso, a automatização de alguns processos (como ligar para um número já registrado no celular e salvar senhas no navegador) só fazem com que não precisemos mais da nossa memória. Concentre-se naquilo que você está fazendo e você verá que será muito melhor para o seu cérebro.

3. Exercitar o cérebro

playing_chess_picture_168190

Estudar idiomas já é um exercício para o cérebro, mas é preciso ir além. Que tal aprender a jogar xadrez ou começar a fazer sudoku? Pode ser ainda mais simples: que tal ligar para alguém tentando lembrar o número, sem usar a agenda do celular? Todo exercício mental é válido e só fortalecerá ainda mais a sua memória.

4. Ligar a palavra ou expressão a uma emoção

Quando ligamos um fato a uma emoção, nossa tendência é não esquecer mais daquilo. Uma história engraçada de quando você usou um expressão errada em uma viagem ao exterior, uma história triste sobre a morte de seu personagem favorito em uma série americana… seja qual for a expressão ou palavra, ela será lembrada de forma mais eficaz caso esteja associada a uma emoção.

5. Inventar regras mnemônicas

Essa estratégia é bem conhecida. Uma regra mnemônica é uma palavra ou uma frase que possa te ajudar a relembrar uma informação. Quando era criança, meu pai me ensinou uma frase para que eu lembrasse a ordem dos planetas: “Minha Velha, Traga Meu Jantar: Sopa, Uva, Nozes e Pão”. E nunca mais esqueci! Será que você ainda se lembra de alguma frase desse tipo? Para relembrar vocabulário e expressões, inventar regras mnemônicas também é muito eficiente!

 

Gostou das estratégias? Quer aprender mais sobre memória? Eu também quero! Minha meta é dominar 10 idiomas e sei o quanto a memória é importante nesta caminhada. Meu amigo Renato Alves, que já recebeu o título de melhor memória do país, pode nos ajudar nessa empreitada. Ele lançou um curso muito interessante sobre o tema e acredito que você também possa ter interesse. Clique aqui para conhecer melhor o que ele pode te oferecer. E aproveite também para assistir a um vídeo gratuito que ele disponibilizou sobre como estudar idiomas:

–> Clique aqui para conhecer melhor o Curso de Estudo & Memorização do Prof. Renato Alves

Ah, ainda tenho um BÔNUS para oferecer: caso você decida adquirir este curso (pelo link acima), posso te oferecer uma hora de orientação gratuita para te ajudar em seus estudos! Que tal? Sou professor de idiomas há mais de 10 anos e ensino inglês, francês e italiano. Já estudei vários idiomas além desses e tenho muita experiência no assunto. Com certeza, poderei te ajudar a montar um bom plano de estudos.

Estou aguardando você no curso do Prof. Renato e na minha plataforma, para te dar ainda mais dicas de estudos.

 

Está gostando dos artigos? Inscreva-se para receber ainda mais dicas!

Sobre o autor | Website

Igor Barca domina inglês, francês, italiano e espanhol e estuda alemão e japonês. Sua missão é aprender ao menos 10 idiomas e ajudar você a aprender também!

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.