Dominio: missaopoliglota.com.br
Chave: ce01ce45861222d5ba53fe1a151712ce36e8c1bc
Hora do cache: 1537308993
Vida do cache: 1537352193
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 86c1f9f890b64907d5b495a17d81907d68a4a5fb
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Livro digital gratuito

Baixe o e-book gratuito "5 estratégias infalíveis para aprender qualquer idioma". Basta inserir seu nome e e-mail.

Artigos

Melhorando a pronúncia do francês com ajuda da tecnologia

Francês é o meu idioma preferido, mas devo confessar que sua pronúncia não é lá das mais fáceis. Leia o artigo e entenda como vencer essas dificuldades com a ajuda da tecnologia!

Pronúncia do francês

 

O francês é uma língua latina, com muitas semelhanças com o português, principalmente em termos de vocabulário. No entanto, os sons do idioma são bem diferentes e a tendência a fazer as famosas liaisons pode dificultar nossa compreensão em um primeiro momento. Felizmente, essas dificuldades podem ser vencidas com a ajuda da tecnologia.

Há diversos recursos online que podem nos ajudar a melhorar nossa pronúncia. Já indiquei alguns deles aqui no blog; pretendo revisá-los e indicar novos meios de falar melhor o francês.  Vamos lá?

1. Assistir a canais no YouTube

O YouTube contém um repertório incrível de vídeos. Nele, podemos aprender de tudo.  E por que não usá-lo para aprender o francês? Vou começar a listar alguns canais que podem nos ajudar a aprender melhor o francês e, em seguida, alguns canais para estudantes mais avançados que desejam melhorar a escuta.

a. Estude Idiomas – este é o meu canal, com quase 5 mil inscritos. Tenho mais de 60 vídeos dedicados ao francês, não apenas de pronúncia, mas também de gramática, de leitura e de escrita. Clique aqui para acessar o primeiro vídeo da playlist.

b. CocktailF – já fiz um post sobre este canal incrível. Caso ainda não o tenha visto, clique aqui. Na época em que escrevi o artigo, o canal ainda estava começando e tinha poucos vídeos. Hoje, ele conta com mais de 17 mil inscritos e contém inúmeros vídeos, principalmente com dias de pronúncia.

c. Learn French 101 – este canal é para quem já fala inglês e deseja melhorar o francês. Ele traz dicas de pronúncia e muito mais conteúdo. Vale a pena visitar.

d. Français avec Pierre – um excelente canal, inteiramente em francês. Neste vídeo, por exemplo, você pode ver os 5 erros mais comuns de pronúncia do francês.

E, agora, os canais para estudantes avançados:

e. Normann fait des vidéos – canal de humor incrível! Particularmente, eu adoro. Mas, de fato, é preciso ter um bom nível de francês para entendê-lo. Você pode dar uma olhada agora e, no futuro, depois de estudar bastante (comigo, de preferência), assistir novamente aos vídeos e perceber que está entendendo tudo! =]

f. TV5 Monde – um canal da emissora TV5, uma das grandes responsáveis em divulgar o francês mundo afora.

Viu só como é possível aprender bastante pelo YouTube? Continue lendo e conheça mais recursos imprescindíveis para melhorar sua pronúncia.

2. Ler com áudio

O YouTube é interessante, mas o melhor ainda está nos livros. Que tal ler um bom livro e, ao mesmo tempo, ouvir a leitura? Essa é uma excelente estratégia e garanto que funciona super bem. Há alguns livros que, além do texto, trazem o áudio em mp3. Eles se chamam Livros Français Facile e eu costumo indicá-los para quem está iniciando no idioma. A estratégia é, além de ouvir, imitar o que se ouve, repetindo diversas vezes até se conseguir atingir o resultado esperado.

Para quem já tem um maior conhecimento da língua, indico a leitura dos seguintes artigos, que não são apenas sobre a língua francesa, mas que contém exemplos no idioma:

a. Como estudar a pronúncia e por que ela deve ser priorizada

b. 7 motivos para se aprender um idioma com poemas

c. 6 meios de aprender idiomas com literatura

3. Acessar sites sobre pronúncia

Além dos canais e dos artigos indicados, posso listar alguns sites que devem ser úteis para melhorar o seu francês. Todos eles possuem áudio e são indicados para iniciantes e para estudantes mais avançados:

a. Phonétique – este foi o site que eu mesmo utilizei para melhorar minha pronúncia. Como aprendi sozinho a partir de leituras, sentia muita dificuldade em pronunciar os sons do idioma corretamente. Com os exercícios deste site, aprendi bastante e melhorei muito a minha oralidade.

b. Podcast Français Facile – um dos melhores sites para se aprender francês. É uma série de podcasts com leituras de textos de temas e de níveis variados, além de exercícios de gramática.

c. Le plaisir d’apprendre – uma coletânea de exercícios de áudio separados por nível. Bom para quem está começando e para estudantes intermediários.

d. Français Interatif – um método completo de aprendizagem do francês. O site é um pouco confuso e está escrito em inglês. Vencendo-se essas duas barreiras, o conteúdo é de alta qualidade, com áudios, vídeos e exercícios…

4. Usar inteligência artificial

Parece coisa de outro mundo? Não, não é. A inteligência artificial tem ganho muito espaço em nossas vidas e o melhor a fazermos é tirar proveito dela. E o que ela pode fazer? Vou dar dois exemplos do que ela pode fazer pela sua pronúncia.

Na primeira aula do meu curso de francês, você encontra diversas frases pronunciadas por robôs da Amazon, que trabalham em um aplicativo chamado Amazon Polly. Para fazer isso, apenas digitei as frases que gostaria que fossem pronunciadas e selecionei o gênero da voz. Em seguida, baixei o áudio em mp3 e o coloquei em um outro aplicativo que também utiliza inteligência artificial.

Pronúncia do francês

Cartões para você praticar a pronúncia

Dessa forma, você pode ouvir a pronúncia correta das frases quantas vezes quiser e em um formato bem atrativo; e eu posso oferecer um áudio de qualidade e sem nenhum vício de pronúncia.

E que tal uma avaliação instantânea da sua própria pronúncia? Para que o aplicativo abaixo funcione, você deve usar o navegador Google Chrome (caso não o tenha instalado, clique aqui para realizar a instalação). Basta você permitir o acesso ao seu microfone, clicar em “Aperte para falar” e pronunciar a frase escrita no cartão. Passe para as próximas e repita o processo. Logo abaixo, a imagem do aplicativo instalado em minha plataforma de aulas:

Pratique o francês

Fale e saiba se está pronunciando corretamente

Legal, não é? Caso queira praticar a sua pronúncia dessa forma, eu convido você a conhecer o meu curso de francês para iniciantes, o Clube de Francês. Basta clicar aqui para assistir à primeira lição gratuita. Lá, você entenderá melhor do que estou falando.

Eu quero assistir à primeira lição gratuita do Clube de Francês <

Mas ainda não acabou, há uma quinta forma de usar a tecnologia ao seu favor!

5. Frequentar aulas online

Caso não goste de assistir a aulas em vídeo, você pode frequentar aulas online e ao vivo. A tecnologia da qual dispomos atualmente permite que alguém estando em Natal/RN se comunique com alguém em São Paulo/SP – ou de qualquer outra cidade do mundo – em tempo real. E isso é realmente incrível, principalmente se utilizado para melhorar a sua pronúncia do francês! 😉

Há muitos sites que oferecem este serviço pela internet, mas é preciso ter cuidado com a escola ou com o professor (ou a professora) que se contrata. Eu mesmo já tive experiências negativas com professores de idiomas; foi um dinheiro que joguei no lixo.

Antes de contratar esse tipo de aula, é preciso pesquisar bastante e, se possível, assistir a aulas gratuitas disponibilizada pelo professor (ou pela professora) e estar seguro de que ele/ela poderá ensinar você de forma adequada.

Eu ofereço aulas online de francês, de inglês e de italiano há 8 anos de forma profissional, ou seja, não é apenas um bico para mim, é o que eu amo fazer.

É preciso julgar a plataforma utilizada, o material escrito disponibilizado, a assiduidade, a pontualidade e o acompanhamento oferecido pelo professor para decidir se realmente vale a pena o investimento. Caso deseje ler um pouco mais sobre mim e sobre minha experiência, basta acessar esta página. E, para agendar uma conversa sobre as suas aulas, basta me contatar por WhatsApp (84 994751442).

 

Você não precisa escolher apenas uma dessas estratégias, é possível combinar mais de uma delas e melhorar o seu francês mais rápido do que imagina! Espero que tenha gostado das dicas e que se planeje para poder usufruir de todos os benefícios que a tecnologia nos traz!

Deixe o seu comentário aqui para eu saber o que você tem achado do blog.

 

Sobre o autor | Website

Igor Barca domina inglês, francês, italiano e espanhol e estuda alemão e japonês. Sua missão é aprender ao menos 10 idiomas e ajudar você a aprender também!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.